Paço ao Sábado


O Museu Grão Vasco e a empresa Projecto Património/EMPÓRIO, no seguimento do que vêm sendo as suas políticas de criação de parcerias e trabalho integrado com os agentes culturais da região, irão desenvolver um conjunto de actividades no espaço do Museu.

Estas actividades partem de alguns elementos de um formato já existente, da responsabilidade da Projecto Património e que têm decorrido no espaço EMPÓRIO, mas que agora foram adaptadas para melhor se articularem com os objectivos do Museu, reforçando a sua relação com a comunidade em que se insere: a abertura a novas ideias e iniciativas que remetam para uma releitura do Museu (não só das colecções, mas também do seu papel social); o alargar dos âmbitos de actividade no próprio Museu; e o incentivo ao retorno regular, gerando hábitos culturais e familiaridades com a arte e literatura.

Assim, dá-se corpo ao PAÇO A SÁBADO, título que evoca um jogo entre o "passar" aos Sábados à tarde (com regularidade) e o "Paço dos Três Escalões", sede do próprio Museu; onde ocorrem actividades diversificadas na área da cultura: leitura; tertúlias, conferências... sempre com a informalidade necessária para que qualquer pessoa se "sinta em casa".