Instituição permanente sem fins lucrativos, sediada em Viseu (Portugal), de existência online e modelo expositivo físico “pop-up”.

“Glossário” pretende, através da intervenção simulada por via de objectos visuais, desenvolver diálogos acerca do património cultural e artístico no espaço público.

O “Gabinete de Curiosidades” é uma proposta de criação artística a partir do espaço que nos rodeia e de todos aqueles que nele habitam.

No ano em que se celebram os 500 anos do início da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães, presta-se, igualmente, homenagem a esse explorador, que cerca de 200 anos depois de Marco Polo, encontrou e interagiu com outros territórios, povos e civilizações.

Registo, identificação e descrição de uma seleção de espécies de polinizadores (fauna) e algumas das espécies sobre as quais mais frequentemente incidem (flora), observadas no “Corredor Verde Viseense” (CVV), que se entende pela envolvente natural de Viseu, nomeadamente e a partir do eixo: Parque do Fontelo; Quinta Agrária; Parque de Santiago; Cava de Viriato.

Este projecto procura contribuir para a criação de um modelo de registo e sistematização de informação quanto aos elementos considerados como de Arte Pública/Arte em Espaço Público mantendo uma base dinâmica e aberta à participação.

A “Iniciativa 232.” resulta da intenção da Projecto Património de criar uma plataforma que contribua para a análise e debate de uma das mais prementes questões dos nossos dias: a intervenção no Espaço Público.

© 2023 · Projecto Património / Memória Comum – Associação