
Iniciativa 232.
232. Initiative
232.[77777(8)] é o resultado da conversão para graus Celsius de 451 graus Fahrenheit. É igualmente a temperatura à qual tem início a libertação dos compostos voláteis da madeira que, na presença de uma fonte externa de energia, ainda que pontual, poderá dar início a um processo de combustão; este, alastrando, incendiará igualmente a fase sólida, as fibras de madeira com que se faz o papel.
Em 1953 Ray Bradubury apresentava na sua obra “Fahrenheit 451” um mundo distópico de censura e “queima pública” de conhecimento por via dos livros, realizada por aqueles que deveriam, porventura, salvaguardar a esfera Pública (o corpo de bombeiros). Em 2019 pretende-se debater nos limites do que implique a não perda do conhecimento existente – “232.”, não ainda “.algo” – e, talvez, permitir um processo de construção e adição de novo(s) conhecimento(s).
A “Iniciativa 232.” resulta da intenção da Projecto Património de, mediante um conjunto de acções, criar uma plataforma que contribua para a análise e debate de uma das mais prementes questões dos nossos dias: a intervenção no Espaço Público.
Podendo essa intervenção ser aferida através de múltiplos indicadores e sendo, inclusivamente, passível de entendimento distinto, consoante a dimensão específica que se aborde, é fito primordial da “Iniciativa 232.” promover potenciais definições do que é Intervenção em/no Espaço Público e quais os seus limites (se alguns), mas igualmente, contribuir para o debate em torno de como se plasma a acção institucional e individual, num paradigma contemporâneo de acesso e interligação ao global, ainda que pluri-mediado.
Tal comporta uma questão final, a da acção imediata e quotidiana, no domínio da comunidade a que cada interveniente esteja adstrito [em linha com o conceito de “glocal”] e que, particularmente, se faz sentir nos centros externos à decisão política e económica mas onde, de forma impressiva, se colocam actualmente alguns dos mais relevantes debates quanto ao papel das comunidades humanas e seus intervenientes – a despeito de condições económicas e investimento (lato sensu) planeado que salvaguardem a manutenção dessas mesmas comunidades.
[232 é igualmente o prefixo telefónico de Viseu, onde está sediada a Projecto Património.]