“Neo-Topografia Gráfica e Descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses”  pretende, inspirada no processo da denominada “Escola de Dusseldorf de Fotografia”, liderada pelo casal Bernd e Hilla Becher, realizar um levantamento gráfico e uma leitura sustentada de uma selecção alargada dos elementos que possam ser considerados monumentos e/ou memoriais existentes em Viseu, sem esquecer outros elementos de Arte em Espaço Público.
Seguindo a definição de Arthur Danto: “Erigimos monumentos para que, para sempre, recordemos; e construímos memoriais para que nunca esqueçamos”. Parte do que sustenta esta iniciativa é a ausência de um tratamento sistemático dos ditos elementos.

Pretendemos que o resultado da nossa proposta auxilie numa mais alargada compreensão do que são e o que significam os monumentos e/ou memoriais, que pontuam e marcam a cidade de Viseu. Os objectivos artísticos são permitir suportes gráficos e textuais que veiculem através de processos e meios artísticos em si – fotografia e criação literária – a relevância das marcas de arte pública/arte em espaço público que definem o espaço viseense, numa meta-interpretação do existente. Sem se propor um inventário, realizar-se-à o levantamento das existências e a sua interpretação, tornando esta informação acessível a todos os interessados.

A fase inicial deste projecto orientada sobre e para a cidade de Viseu, cujos resultados aqui se apresentam em substância, decorreu das condições facultadas pela equipa e parceiros, bem como de várias entidades que, com seus complementos informativos, permitiram uma mais cabal imagem da Arte Pública viseense.  Nomeadamente e quanto à partilha mútua de informação, ressalvando-se a Direção Regional de Cultura do Centro, o DCT_Cultura do Município de Viseu, a Rede de Informação, Investigação e Intervenção em Arte Pública – R3iAP, e o Agrupamento de Escolas Grão Vasco (Viseu) pela sua colaboração e participação. A todos se deve menção, pelo percurso em comum em outras iniciativas e concretizações, mas que também aqui se faz presente e notório, de modo activo.