Nº06 - Jun. 2011, 250 ex. }

Texto: Liliana Castilho / Imagem: Luís Belo

João Torto

Ícone
Viseu, 1540

"Em Junho de 1540, João de Almeida Torto, enfermeiro do hospital de Santo António, mestre das primeiras letras, exercendo também o mister de escrever cartas familiares e de amores (estas pelo dobro do preço) mandou deitar pela cidade o seguinte pregão:

Saibam todos os senhores habitantes desta cidade, que não terminará este mês sem se ver a maior das maravilhas, a qual vem a ser um homem desta cidade voar, com asas feitiças, da torre da Sé ao Campo de São Mateus, pelo que responde por sua pessoa e bens – João de Almeida Torto.

Esta notícia alvoroçou a cidade toda e cada qual dos seus habitantes esperava com ansiedade a ocasião de ver tão estupenda maravilha. A pedido da mulher, impôslhe (ao Torto) o Juiz do Povo a obrigação de fazer testamento em benefício dela, pois, como filhos não havia, era para os irmãos se tal não fizesse. A pobre mulherzinha tanto lastimava aquela doidice do marido que muita gente comoveu, mas todos tinham no pobre louco confiança do bem êxito da empresa. (...)


Faça o download do texto completo.

Memória Descritiva

Para esta edição especial do cromo Viseupédia as coisas processaram-se de uma forma um pouco diferente. Celebra-se (20 de Junho) o Dia Internacional Viseense e a imagem que figura neste cromo é a mesma que representa a iniciativa do Ano Internacional Viseense. No entanto a história da imagem começa uns meses antes com um convite da Projecto Património para fazer uma imagem para o Cromo de Cliente 2010. O convite permitia toda a liberdade, mas desde cedo se discutiu a figura de João Torto. Inteirado e fascinado pela história reti a imagem do voo e foi esse que procurei explorar.

Para a ilustração em si quis representar o voo de João Torto, mas também parte da sua cidade. Assim, para conseguir uma maior noção de profundidade na cidade optei por construir uma pequena maquete desenhando alguns dos seus monumentos, com natural destaque para a Sé de Viseu. Através de uma fotografia desses elementos consegui, então, o efeito que procurava. Seguiu-se a figura de João Torto, ilustrada a tinta-da-china e ecoline, repeti-a três vezes, sempre em posições diferentes para ter representadas várias fases do voo.

Já a composição final foi conseguida digitalmente, associando a fotografia da cidade construída à digitalização do desenho de João Torto. Com alguns cuidados especiais no desfoque de duas das figuras de João Torto (transmitindo a ideia não só de profundiade, mas também de movimento), procurei dar um destaque ao elemento em primeiro plano.

A apresentação

Do lado direito encontra-se o cartaz relativo à apresentação deste cromo. Para aceder ao registo de alguns dos momentos que acompanharam a apresentação, por favor veja a nossa página do facebook.

info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.
ISSN 2182-455X