Um projecto de:

"Francisco", 1933.


Autor Tiago Pimentel
Tipologia Escultura
Data 2012
Nº de Inventário MF.2012024

Memória Descritiva

Como grande apreciador de objectos insólitos, algo obscuros, não me foi difícil imaginar "Francisco" numa das habituais visitas à Feira da Ladra, em Lisboa.

Havia uma senhora velhinha, de cara bem enrrugada, expressiva, talvez tivesse sido esta senhora a inspirar-me o olhar ao seu amontoado de tralha, ali estava "Francisco", o boneco mais assustador da feira. Neste momento tornou-se claro aquilo que deveria ser o meu objecto. Mas a cabeça parecia-me pequena demais, e isto levou-me a pesquisar doenças onde o sucedido pudesse acontecer; achei nanismo microcefálico, uma espécie anão, onde não só os membros, mas também o tronco e a cabeça sofrem uma anulação de crescimento.

Com a "criança" já no atelier, comecei por serrar-lhe a cabeça (e peço desculpa pelo sadismo da situação) e cortar os fiozinhos do interior. Com lixívia e acrílico branco, aclareei-lhe a face, como um morto deve ter; para ajudar dei-lhe umas queimadelas de isqueiro para amarelecer e uns azulados suaves a acrílico.

O ar de decepação violenta, com a rendinha ensanguentada que o rodeia, estava relacionado com a minha primeira ideia, num contexto que juntava cabeças falantes e radicalismos religiosos, felizmente abandonei estes assuntos. Mais tarde, também numa pequena feira de coisas antigas, consegui o frasco, dos armazens da Marinha Grande, um frasco velho e raxado, o ideal para sustentar uma peça da década de 30, supostamente.

Seguidamente, faltava uma alternativa ao formol, mais barata. Azeite. Foi o que decidi ao olhar através de uma garrafa do mesmo. E assim apertei a cabeça fortemente para entrar na minúscula abertura do frasco já com azeite e pedacinhos de feijão frade e óleo de atum.

No final criei digitalmente uma foto de ar envelhecido que pertenceria a um catálogo da época.



A Falsidade Explicitada

Brevemente.



O Autor: Tiago Pimentel


info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.