Um projecto de:

Frontispício e Ilustrações de Myths from Inner Portugal - Viseu


Autor Colectivo de Três
Tipologia Ilustração
Data 2012
Nº de Inventário MF.2012015

Memória Descritiva

A inspiração começou com a existência de mitos. Deles, cruzando-os com a realidade viseense, acabariam por surgir as várias ideias: os corcodilos nos túneis da Sé; o Flying Dutchman no Rio Pavia; e o Big Foot no Fontelo.

Ideias finalizadas havia que as ilustrar. O livro que aqui se tenta simular é de 1755, então procuraram-se ilustrações dessa época, mas também ilustrações medievais e outras. A intenção era encontrar nelas especificidades da época que pudessem ser transportadas, cuidadosamente, para este trabalho. Alguns desses pormenores são mais óbvios que outros: a ilustração é feita apenas a preto (neste caso com tinta-da-china e aparo), simulando as gravuras de ponta-seca, técnica usada na altura. As dimensões do livro ficam-se por um A6, tamanho de bolso, comum à altura. O traço esse é detalhado, mas é na desfiguração dos corcodilos, com uma cabeça quase humana, que se faz notar um outro cuidado. Afinal, quando desses animais exóticos havia apenas relatos, os seus retratos eram tudo menos fieis, ingénuos até. O mesmo acontece com o Big Foot, inspirado nos relatos das monstruosidades e aberrações que se relatava haver além-mar. Este aparece num Fontelo ainda a germinar, logo, com uma vegetação bem menos densa e cuja própria representação das folhas é comum das gravuras mais antigas.

Em relação ao frontispício, esse foi inspirado num dos livros da Empório: as letras com serifa, os tamanhos e as distâncias para as margens são uma cuidada réplica desde mesmo livro cujo o ornamento presente é de lá digitalizado.

Materialmente, as folhas que servem como suporte são finas e amarelas, mas para que a sua idade fosse mais convincente, cada uma delas foi vincada, rasgada, dobrada, maltratada e mergulhada em café. O resultado, tirando o cheiro, assemelha-se a vários anos de uso.



A Falsidade Explicitada

Brevemente



info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.