Um projecto de:

Vissaium Sonata VZ.23


Imagem e Edição Jorge Ctrl_Z e César Zembla
Tipologia Vídeo
Data 2012
Pós-Produção e Preto e Branco Turnipfields
Nº de Inventário MF.2012004

Memória Descritiva

Para esta obra utilizou-se uma câmara digital de bolso, um cartão de memória, software básico para a edição e outro menos básico para a pós-produção.

No processo de criação, a ideia base foi subverter o chamado "filme do Capitão Almeida Moreira". A partir das imagens originais do filme de 1930, recriaram-se alguns momentos do original e avançou-se para o que teria sido se.

Quanto à intenção, essa, passou também por imaginar o que teria sido uma obra inspirada pelas vanguardas da época (ou mesmo anteriores). Poderá haver outras intenções, mas isso é segredo. E o espectador poderá ainda avançar com outras, claro.



A Falsidade Explicitada

Considerado desaparecido durante várias décadas, o chamado "filme do Capitão Almeida Moreira", foi descoberto em 1990, na Casa do Miradouro, numa altura em que esta sofreu obras de remodelação. Devido ao seu valor histórico, a cópia então encontrada foi entregue à Cinemateca Portuguesa para que pudesse ser devidamente arquivada. Posteriormente, a Cinemateca procedeu ao seu restauro e conservação. O filme, cuja única informação técnica é referente aos intertítulos – escritos pelo Capitão Almeida Moreira - foi rodado no início dos anos 30 do século XX, com o propósito de promover a cidade de Viseu. Ao longo dos seus 30 minutos, mostra os locais e monumentos mais representativos da cidade da época, como, por exemplo, a Sé-catedral, o painel de azulejos da Praça da República e vários aspectos ligados a características dos seus habitantes. O filme, hoje propriedade da Câmara Municipal de Viseu, pode ser visto na Casa-Museu Almeida Moreira e em outras iniciativas organizadas pela CMV.


Fonte Disponível

Viseupédia S.E. I-IV, Luís da Silva Fernandes


Os Autores Aqui


info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.