Um projecto de:

Os Estudos

Autor Maria Eduarda
Data Séc. XVI
Nº de Catálogo #027
Propriedade Raquel Coimbra

Contextualização

Ao reanalisar o acervo da colecção de desenhos do Museu Grão Vasco, foi recentemente identificado um conjunto de quatro elementos, que os especialistas dataram dos inícios do século XVI. Todos aparentam ser estudos com amplas similitudes a obras integradas dentro do que se considera a "Escola de Viseu" de pintura.

Os desenhos, eventualmente modelos para divulgação ampla dentro de uma estrutura oficinal, apresentam (em parte dos exemplares) assinatura "ME" - atribuível a Maria Eduarda, parteira viseense - dando corpo a uma anterior teoria já avançada por Dagoberto Markl numa célebre noite de 23 para 24 de Junho de 1964, em que por entre cantares ao desafio se avançou a tese não documentada/comprovada de que nas Beiras "pintam como mulheres", até porque se pintavam as mulheres mais "rijas" que Homens (eventualmente aludindo ao retrato da Baronesa Silva, que aliás não é exemplo único e muito ao espírito do seu tempo). Certo é que tal tese não foi avançada novamente, na forma de um artigo, estudo ou subsídio à investigação, de que haja conhecimento.

Os desenhos em causa, contudo, dão corpo a uma Escola que seguindo a mão e os modelos de um mestre (mestra neste caso), perpetuam uma linha gráfica e expressiva de cujo acervo se está ainda a descortinar o alcance.



info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.