Um projecto de:

Mobiliário Urbano SPECT: Míscaro

Autor SPECT (Fabricante Desconhecido)
Data 1932
Nº de Catálogo #011
Propriedade Luís da Silva Fernandes

Contextualização

Ficha da peça:

Míscaro de cerâmica, primitivamente colocado no Jardim do Arrabalde, em 1932.

É um dos elementos decorativos instalados em diversos jardins de Viseu requalificados pela Sociedade Promotora da Estética Citadina e do Turismo (SPECT), fundada em Viseu em 1923, na sequência da criação das organizações locais de turismo pela Lei nº 2012, de 25 de Abril de 1919.

A colocação destas peças nos jardins espaços públicos de Viseu foi inspirada pela famosa Praça dos Cogumelos em Córdoba, visitada por Adérito Pereira, director da SPECT, durante o Congresso Ibérico de Turismo, em 1931.


Documento:


Auto da inauguração do Jardim do Arrabalde e
sua entrega à Câmara Municipal de Viseu


Aos dezoito dias do mês de Maio de mil novecentos e trinta e um, neste Jardim do Arrabalde, desta cidade de Viseu, estando presentes os Ex.mos Ministros do Comércio e do Turismo, o sr. Governador Civil deste distrito, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal deste concelho, a Sociedade Promotora da Estética Citadina e do Turismo e demais autoridades civis e militares, perante numerosa assistência, foi solenemente inaugurado o Jardim e o conjunto de míscaros em cerâmica que doravante estarão presentes nos jardins da cidade, em mais um melhoramento da iniciativa desta Sociedade Promotora da Estética Citadina e do Turismo.

Em seguida foi feita a entrega do jardim e seus míscaros à Câmara Municipal deste concelho de Viseu, neste acto representada pela sua Comissão Administrativa.

E para que tais actos fiquem perpetuados, se fez este auto, que vai ser assinado pelos Ex.mos Ministros, Autoridades e Agremiações, bem como pelas demais pessoas presentes que o queiram fazer, depois do que será entregue na Câmara Municipal de Viseu, para ali ficar convenientemente arquivado.


(Cópia impressa do auto de inauguração do Jardim do Arrabalde, datado de 1930; colecção particular)


info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.