Um projecto de:

Ejercicio para "El Tren Fantasma" (projecto-remake de "The Ghost Train", 1941, de Walter Forde)

Autor Julio Saraceni, realizador (1912–1998, Argentina, Buenos Aires)
Tipologia Registo em vídeo
Data 1980
Local do registo Linha do Dão, Viseu
Duração 2m43s
Cor P/B
Som Mono
Nº de Catálogo #001
Propriedade Carlos Salvador

Contextualização

Julio Saraceni foi um realizador argentino cuja carreira no cinema se prolongou por cerca de seis décadas. O seu primeiro filme, uma curta-metragem ("Fórmula Secreta"), data de 1937 e a sua primeira longa-metragem ("Noches de Carnaval") foi realizada ainda no mesmo ano. Saraceni ficou conhecido principalmente pelo seu trabalho na realização de filmes de comédia, tendo trabalhado com alguns dos melhores actores argentinos nesse registo.

Viveu de perto os anos de ditadura, resistindo à censura do regime através da linguagem metafórica que caracterizava a generalidade dos seus filmes. Na fase final da sua carreira, dedicou-se principalmente à realização e produção de documentários, principalmente para canais de televisão.

Já depois da restauração da democracia na Argentina, foi convidado para realizar um documentário sobre as linhas de caminho-de-ferro de 'via estreita' do interior de Portugal, país que também acabava de sair de uma ditadura. Entre essas linhas de caminho-de-ferro estava a Linha do Dão, que ligava a cidade de Viseu à linha da Beira Alta, em Santa Comba-Dão.

Já em Portugal, durante a sua curta estadia, apaixonado pela região do Dão, sentiu-se tentado a voltar ao seu registo de comédia em formato longo. Longe da Argentina e da sua equipa de guionistas, aventurou-se por um remake de uma comédia britânica do início dos anos 40, "The Ghost Train", filme realizado por Walter Forde e protagonizado por Arthur Askey, um actor inglês que muito admirava. A acção seria filmada na cidade de Viseu, em vários locais da cidade e também na Linha do Dão, utilizando como cenários a Estação Ferroviária e as composições mais antigas, a vapor, que seriam recuperadas para circulação.

Iniciou assim o trabalho de pré-produção de "El Tren Fantasma", título provisório escolhido por Saraceni.

O filme não chegou à fase de produção, por dificuldades relacionadas com a cedência dos direitos de autor da versão original, ela própria também um remake de um filme anterior. No entanto, ficaram alguns registos vídeo feitos pelo próprio Julio Saraceni, durante as inúmeras viagens que fez nas composições diesel da Linha do Dão. As imagens, pela pouca qualidade que apresentam, parecem ter sido recolhidas com uma câmara de filmar de pequenas dimensões.

O segmento que se apresenta neste registo vídeo mostra alguns planos feitos através da janela do comboio. Percebem-se assim algumas vistas nocturnas do percurso que o comboio fazia ao aproximar-se da Estação, entrando na cidade. O áudio do vídeo é o original, em registo mono, captado através da câmara de filmar.


info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.