Colecção "História e Património Local - Viseu"


O que é

A colecção monográfica "História e Património Local - Viseu", é uma parceria entre a Arqueohoje, Lda. e a ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda., duas empresas sedeadas em Viseu que operam na área do Património Cultural, e que teve início em Dezembro de 2009. A intenção é proceder à publicação de um volume a cada ano a apresentar sempre no primeiro Sábado de Dezembro.


Objectivo

O objectivo por detrás da colecção é o de dar a conhecer ao grande público (sem esquecer os especialistas dentro das temáticas tratadas) o que vem sendo investigdo e defendido no âmbito das Universidades - em concreto o que versando sobre a área geográfica escolhida - mas que por via da sua própria essência, muitas vezes fica refém dos escaparates das Bibliotecas Universtárias. Deste modo, contribundo os editores para a divulgação dos autores e das temáticas que de um modo directo auxiliam o processo de consolidação da valorização dos elementos que compõem uma herança e uma paisagem cultural ricas mas por demasiadas vezes obscurecidas ou simplesmente desconhecidas em algumas das suas valências.


Um outro elemento chave desta colecção, é o desejo de contar com os recursos locais, sempre que possível, sejam eles ao nível da investigação própriamente dita, seja no design ou na impressão do objecto final. Porque o Património Cultural é uma área sustentável se encarada na sua totalidade, "Historia e Patrimonio Local - Viseu", e seus editores, procuram reforçar e incentivar esse pensamento e agir.


Conheça os dois números já publicados:
GEOGRAFIA DO QUOTIDIANO - A Cidade de Viseu no Século XVI
ADONAI NOS CÁRCERES DA INQUISIÇÃO - Os Cristãos-Novos de Viseu Quinhentista