Embaixada

Uma Embaixada é, muito superficialmente, uma representação diplomática de um Estado, no território físico de um outro Estado. Por vezes implicando perda de soberania (do segundo Estado) sobre essa parcela de território. Consideramos que para efeitos do Ano Internacional Viseense, o assumir de soberania(s) é uma pretensão exequível. Todo começou em 2011, com a figura de João Torto dando asas à "Embaixada-Gráfica".

Surgiu assim o convite para adoptar direitos sobre uma paisagem, incorporando nela uma figura viseense que mais do que apanágio bairrista, possui os elementos necessários a um "herói" dos económicos dias de Hoje: empreendeu; criou; inovou. Em última instância, "deu o corpo ao manifesto".

Em 2012, a Embaixada-Gráfica continua com a figura do Rei Ramiro II. O envio das fotografias pode ser feito para: aiv@projectopatrimonio.com e devem ser acompanhados de autoria (ou pedido de anonimato, se preferirem); local e data do registo. Esta iniciativa estende-se até ao último dia de 2012. Cá esperamos as participações.

Embaixada-Gráfica 2012: Rei Ramiro II // A Decorrer // Faça o download do ficheiro para imprimir. Participe!

Embaixada-Gráfica 2011: João Torto // Fechado // Resultados


Para lá da vertente gráfica, a Embaixada espande-se também no domínio da música. Para isso contamos com a associação do Musiquim que convida, a cada ano, duas bandas para levarem a cabo o intrigante desafio de compor um tema acerca da figura do Ano Internacional Viseense. Em 2011, a Jigsaw e Azevedo Silva aceitaram o desafio de pensar "João Torto". Em 2012, o tema foi a Lenda de Gaya (sustentada em Rei Ramiro) e os Birds Are Indie e Gobi Bear trouxeram-nos as suas interpretações.

Embaixada-Músical 2012: "Aldora's Dream", de Birds Are Indie // "3 Feet", de Gobi Bear

Embaixada-Músical 2011: "Crooked John", de a Jigsaw // "Torto", de Azevedo Silva // Álbum Musiquim #01



« voltar

info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.