19 de Maio, no Museu Grão Vasco

Exposição Pinholing (while in MGV)

"Quando as imagens dos objectos iluminados penetram num compartimento escuro através de um pequeno orifício e se recebem sobre um papel branco situado a uma certa distância desse orifício, vêem-se no papel, os objectos invertidos com as suas formas e cores próprias." (Leonardo da Vinci)

A Fotografia Pinhole (do inglês "buraco de agulha") ou estenopeica, é um tipo de fotografia alternativo, feita com câmaras artesanais, que nada têm de semelhante com as câmaras fotográficas convencionais às quais estamos habituados. Nesta técnica, a câmara é despojada de todos os acessórios supérfluos, voltando à sua essência absoluta: a câmara escura.

Esta mostra é composta por imagens produzidas pelos participantes no workshop de fotografia estenopeica, realizado no dia 18 de Fevereiro no Museu Grão Vasco e dinamizado pela Projecto Património/EMPÓRIO.

As câmaras foram construídas a partir de latas e as fotografias com elas tiradas foram reveladas num laboratório tradicional. As restrições deste tipo de fotografia transformam-se, com a experimentação, em infinitas possibilidades e os resultados são quase sempre surpreendentes.


- Nome dos alunos: Raquel Balsa, Luís Figueiral, Diana Dias, Cândida Ribeiro, Luís Belo, Nuno Rodrigues, Marco Rodrigues, Marta Ribeiro e Melânia Ribeiro.

- Coordenação e Curadoria: Paula Cristina Rodrigues Magalhães

- Co-Curadoria: Sérgio Gorjão (Director do MGV) e Rui Macário (Coord. da PP/EMPÓRIO)

- Consulte a Contextualização Crítica da Exposição

- Veja o Cartaz da Exposição.


Fotografias do Workshop

Clique para ver mais fotografias


Pinholes em Exposição

Clique para ver mais fotografias

« voltar

info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.